fbpx

O Nei Jing diz que “se o Yin e o Yang não estão em harmonia, é como se não houvesse um Outono para se opor a Primavera, um Inverno para se opor ao Verão. Quando o Yin e o Yang se separam um do outro, a força da vida esmorece e o sopro da vida extingue-se”. Na teoria Yin/Yang, todos os fenômenos são vistos como consistindo diversos graus de Yin e Yang. O Yin e o Yang não são substâncias, mas uma expressão dos dois pólos de uma dualidade fundamental que existe na natureza. Os ideogramas chineses para Yin e Yang representam os lados escuro e luminoso de um campo. O Yin e o Yang estão constantemente em transição, tal como, na natureza, o dia e a noite se transformam constantemente um no outro. A noite é predominantemente Yin e o dia predominantemente Yang há sempre Yin dentro do Yang e Yang dentro do Yin.
A mutação dos fenômenos naturais mostra a alternância Yin Yang e mostra também o mecanismo que opera em seu interior:
Yang contém o Yin, Yin contém o Yang. Cada um tem o seu oposto dentro de si. O oposto crescerá lentamente até destruir o seu hóspede: Yin haverá se transformado em Yang e vice-versa.
E neste momento o processo inverso já começa a ocorrer.
A teoria Yin Yang pressupõe:
– Oposição e interdependência: todas as coisas e fenômenos no mundo natural contém os dois componentes opostos (Exemplo: fora/dentro, dia/noite).
– Crescimento e desvanecimento relativos: apesar de oporem-se um ao outro e dependerem um do outro para sua existência, não estão estagnados, mas num estado dinâmico (Ex: variações climáticas).
– Transformação: se transformarão um no outro sob certas condições (Ex: o frio excessivo queima).
   
Exemplo: o dia e a noite.
“Na própria origem do pensamento e sentimento chinês reside o princípio da polaridade, que não deve ser confundido com as idéias de oposição ou conflito. Nas metáforas de outras culturas, a luz está em luta com a escuridão, a vida com a morte, o bem com o mal e o positivo com o negativo e, assim, o idealismo de cultivar o primeiro e livrar-se do último floresce em grande parte do mundo. Para a forma tradicional do pensamento chinês, isso é tão incompreensível quanto à corrente elétrica sem os pólos positivo e negativo, pois a polaridade é o princípio de que positivo e negativo, norte e sul, constituem diferentes aspectos de um mesmo sistema, e o desaparecimento de um dos dois implicaria o desaparecimento do sistema”.
Símbolo do Yin e do Yang
São Opostos
São Complementares (interdependentes)
Controlam-se mutuamente (crescimento/decrescimento)
Transformam-se um no outro (transmutação)
A primeira idéia se associa com as faces sombrias e ensolaradas da montanha. Face ensolarada é Yang e face sombria é Yin.
Por extensão, indica outros fenômenos da Natureza.
Básicos:
Tudo pode ser classificado sucessiva e infinitamente em Yin/Yang:
Na teoria de Yin/Yang, qualquer fenômeno ou coisa pode ser classificado em Yin ou Yang, e cada Yin ou Yang pode ser classificado em novo Yin/Yang, dessa forma pode-se categorizar infinitamente;
Yin e Yang são interdependentes:
 A existência de Yin depende de Yang, e de Yang depende de Yin;
Yin e Yang se controlam mutuamente:
 Yin e Yang são opostos e complementares.
Esse controle exerce um equilíbrio dinâmico, levando a harmonia e a homeostase do organismo.
Desequilíbrio de Yin/Yang: é a base da doença. Nos casos de aumento ou diminuição relativo de um ou de outro, com perda da capacidade de auto-regulação, levando a um desequilíbrio.
Inter-transformação de Yin/Yang:
Acontece sob circunstancias especiais, e dependente da predisposição interna e do fator tempo.
Aplicação do Modelo Yin/Yang na Medicina Tradicional Chinesa
Em Fisiologia
            Genericamente as atividades fisiológicas básicas para explicar as relações entre Qi, Sangue (Xue), Órgãos e vísceras (Zang Fu) e Meridianos (Jing Luo), podem ser dividas em:
Em Fisiopatologia
            Podem ser:
            Predomínio (Excesso) de Yin ou de Yang
            Deficiência de Yin ou de Yang
            Deficiência de Yin levando a Deficiência de Yang ou vice-versa
            Transformação de Yin em Yang e vice-versa
Em Diagnóstico
No Tratamento
            Princípios terapêuticos gerais:
            No predomínio (excesso) de Yin ou Yang, sedar (reduzir) Yin ou Yang
            Na deficiência de Yin ou Yang, tonificar Yin ou Yang
            Na predominância de Yin por deficiência de Yang, tonificar Yang e vice-versa.
Segue-se uma lista de correspondências de fenômenos na natureza, segundo a sua natureza Yin/Yang:
Yin
Yang
Escuro
Claro
Repouso
Atividade
Terra
Céu
Frio
Calor
Água
Fogo
Descer
Subir
Órgão Zang
Vísceras Fu
Interior
Exterior
Fêmea
Macho
Hipoatividade
Hiperatividade
No clássico conhecido pelo nome de Liu Tzu diz-se que: Quando o Yang atingiu o seu ponto mais elevado, começa a surgir o Yin, e quando o Yin atingiu a sua maior altitude, começa a dedicar, e quando a Lua cresceu até atingir o seu máximo, começa a diminuir.
Como se aplica à teoria do Yin/Yang à acupuntura?
Segundo o Nei Jing, uma das principais tarefas do acupuntor é “observar cuidadosamente a relação existente entre o Yin e o Yang e fazer reajustamentos de forma a recuperar o equilíbrio”. Para consegui-lo, ele deve avaliar vários fatores no seu diagnóstico do Qi do paciente, de acordo com a natureza do Yin/Yang desse mesmo paciente. Eis alguns exemplos:
Yin
Yang
Água
Fogo
Frio
Calor
Noite
Dia
Úmido
Seco
Hipoativo
Hiperativo
Fogo/Água
A justaposição do fogo e da água pode parecer estranha, a não ser que se tenha presente que o fogo representa a chama que atiça e mantém todos os processos metabólicos. O nosso corpo precisa ser constantemente mantido a uma temperatura de 36-37 graus Celsius, para funcionar nas melhores condições. A água constitui mais de setenta e cinco por cento do corpo humano e é essencial para umedecer e arrefecer as funções fisiológicas do corpo, para equilibrar a ação de aquecimento do fogo. Se este equilíbrio é perturbado, o funcionamento do corpo é inevitavelmente afetado. Se o fogo enfraquece, a água começa a ser excessiva e o metabolismo do corpo torna-se incapaz de realizar as múltiplas funções necessárias para assegurar a saúde. Se a água se torna deficiente, então o fogo começa a ficar fora de controle. 
Calor/Frio
Um acupuntor pode aprender muito acerca da natureza Yin/Yang de uma pessoa averiguando se essa pessoa sente demasiadamente o frio, se acha difícil lidar com o tempo quente ou se da bem com qualquer um destes extremos. Os acupuntores atendem muitos pacientes que estão sempre tentando manter-se quentes, e encostar-se a fontes de calor, a utilizar sacos de água  quente  e  sonhar  com  férias  ao  sol.
Estas pessoas são, fisicamente, deficientes em Yang e parte do tratamento consistirá em fortalecer e aquecer os aspectos mais Yang do seu Qi. A moxabustão, que implica aplicar pequenas quantidades de uma erva em combustão lenta em pontos de acupuntura, é muitas vezes utilizada com esta finalidade. É também possível aplicar o critério de calor/frio a sintomas específicos, por exemplo, articulações dolorosas, que no ocidente recebem nomes como artroses, reumatismo ou lumbago, são frias a apalpação e tornam-se menos dolorosas depois de um banho quente, ou quando são utilizadas outras formas de aquecimento. Para o acupuntor, é óbvio que esta é uma síndrome diferente, que requer diferente tratamento.
Quando há demasiado calor no corpo, haverá uma tendência para se urinar espaçadamente e para a urina ser escura, para se ter prisão de ventre, a língua vermelha e, em casos agudos, febre. Pelo contrário, se houver demasiado frio, a pessoa terá tendência para urinar freqüentemente e para a urina ser clara, para ter soltura, um rosto pálido e a língua pálida. Olhos secos, pele seca, fezes secas, uma tosse seca e quaisquer outros sintomas de secura indicam a existência de  um excesso de Yang no corpo. Tornozelos inchados, excesso de exsudação, freqüente necessidade de urinar, corrimento do nariz ou quaisquer outros sintomas de excesso de umidade indicam a existência de um excesso de Yin no corpo. Neste quadro observamos, de maneira muito simplificada, os quatro tipos básicos do desequilíbrio Yin/Yang.
Hiperativo/Hipoativo
Se a pessoa tem uma tendência para a impaciência, insônias, discurso e movimentos rápidos ou volatilidade emocional, o seu Yang está, provavelmente, dominando o Yin. Tende-se para a letargia, sonolência, discurso e movimentos lentos ou um temperamento não emocional e fleumático, então o Yin é excessivamente predominante. Por exemplo, um rápido bater do coração indica excesso de Yang do coração, enquanto um bater lento do coração pode indicar excesso de Yin do coração.
As quatro variedades do desequilíbrio Yin/Yang
O Yin e o Yang estão constantemente a alterar-se, mas, num estado de boa saúde, mantém-se sempre o equilíbrio. A doença acontece apenas quando um lado começa a “consumir” o outro. O Nei Jing afirma que “Um excesso de Yin faz sofrer o Yang; Um excesso de Yang faz sofrer o Yin. Uma preponderância de Yin ocasiona o frio”.
Estas quatro variedades de desequilíbrio requerem tratamentos radicalmente diferentes. Estes tratamentos serão determinados, igualmente, por muitos outros fatores, o menos importante dos quais não será a consideração do outro axioma fundamental da medicina chinesa: Yin/Yang e 5 elementos.
Yin-Yang e os 5 Elementos ou Movimentos
As teorias de Yin-Yang e dos Cinco Movimentos são dois aspectos do materialismo simples e da dialética que datam da China antiga. A Medicina Tradicional Chinesa emprega estas teorias para explicar as funções fisiológicas do organismo, as mudanças patológicas e as relações internas dos órgãos e, também para explicar as leis gerais do diagnóstico e do tratamento. Serão analisados os conceitos fundamentais de Yin-Yang e dos Cinco Movimentos, seu conteúdo e sua aplicação na Medicina Tradicional Chinesa.
Conteúdo fundamental da teoria Yin-Yang
Contradição entre Yin/Yang
A contradição entre Yin e Yang significa que todo fenômeno ou fato da natureza tem ao mesmo tempo dois aspectos opostos, isto e, existem ao mesmo tempo duas partes contrárias: Yin e Yang. Por exemplo, o céu é Yang, a terra é Yin; o dia e Yang e a noite é Yin; a parte superior é Yang e a parte inferior é Yin; o exterior é Yang e o interior é Yin; o movimento é Yang e a quietude é Yin; subir é Yang e descer é Yin: o Fogo é Yang e a água é Yin; o calor é Yang e o frio é Yin, etc.
No corpo humano as Vísceras são Yang e os órgãos Yin; Qi (Energia) é Yang; Xue (Sangue) é Yin, etc. Isso significa que em todas as coisas existem no Universo, de maneira oposta e que podem ser classificadas, segundo as suas propriedades em dois tipos: Yin e Yang. O sol e a Terra; o dia e a noite, o superior e o interior, o exterior e o inferior, o movimento e a quietude, o subir e o baixar, o fogo e a água, o calor e o frio, as Vísceras e os Órgãos, Qi (Energia) e Xue (Sangue), etc., São partes opostas de um aspecto, ou seja, a contradição entre Yin e Yang.
Interdependência entre Yin e Yang
A relação de dependência entre Yin e Yang significa que cada uma das duas partes opostas existe na dependência da outra e que esta é a condição para a existência do outro aspecto e nenhuma das duas partes pode existir isoladamente. Sem Yin, não há Yang e vice-versa, sem superioridade não existe inferioridade, sem o exterior não existe o interior. Se somente há Yang e não há Yin, ou se somente há Yin e não há Yang, eles perdem a condição de sua existência, de modo que “não se produz um Yin isolado”, “nem cresce um Yang solteiro”; quando se separam Yin e Yang, termina a vida.
Relação de crescimento decrescimento entre Yin e Yang
A relação de crescimento e decrescimento entre Yin e Yang significa que as duas partes opostas de toda coisa ou fenômeno encontram-se em movimento e mudança constantes. Ambas as partes, se uma cresce a outra diminui, se uma avança a outra retrocede, de maneira a que manter um equilíbrio dinâmico, para assegurar o desenvolvimento e as mudanças normais dos fatos ou dos fenômenos. Por exemplo, as mudanças das quatro estações do ano: da primavera ao verão, o frio vai diminuindo e o calor vai aumentando, isto é um processo de “diminuição” de Yin e de crescimento de Yang; do outono ao inverno, o calor vai diminuindo e o frio vai aumentando, isso é um processo de “diminuição de Yang e crescimento de Yin”. Aqui reside a lei geral da mudança do tempo normal. As atividades das funções fisiológicas (Yang) do corpo humano sempre consomem determinada quantidade de substância nutritiva (Yin), ocorrendo então um processo de crescimento  de  Yang e diminuição   de  Yin; toda  substância  nutritiva  (Yin)  produz-se provocando atividades funcionais, promo­vendo um processo de “diminuição de Yang e crescimento de Yin”.
Transmutação entre Yin e Yang
A transmutação entre Yin e Yang refere que sob determinadas condições, as duas partes opostas que se compõem todas as coisas ou de todos os fenômenos podem transforma-se na parte contrária, ou seja, Yin se transforma em Yang, ou Yang se transforma em Yin, de modo que a característica do fato ou do fenômeno produz uma mudança radical. Se o crescimento e decrescimento entre Yin e Yang é um processo de mudança qualitativa, a transmutação entre Yin e Yang é uma mudança quantitativa.
Voltando a análise da mudança do tempo nas estações do ano, ocorre a mudança constante do frio ao calor, inicia-se a primavera com seu valor ascendente quando o frio do inverno chega no seu máximo; o outono inicia-se quando o calor do verão atinge o seu máximo.
Todos os fenômenos da natureza seguem esta lei, com o máximo de frio chega o calor e com máximo do calor inicia o frio” ou seja, “as ações extremas produzirão resultados inversos”. No processo de adoecimento sob certas condições, observa-se também síndrome Yin convertida cm síndrome Yang.
Por exemplo, os pacientes com meningite cerebrospinal epidêmica associada ou não a pneumonia, apresenta as manifestações clinicas, tais como: febre elevada, rosto avermelhado, irritabilidade, pulso acelerado, cheio e forte, etc., sintomas qualificados na Medicina Tradicional Chinesa como síndrome de Calor do tipo Shi (excesso). Mas, quando a enfermidade evolui até atingir um estado grave, levando no choque tóxico, o paciente apresenta hipotensão, membros frios, rosto pálido, pulso frio e fraco, etc. Isso significa que a síndrome de Calor tipo Shi (excesso) transformou-se fleuma síndrome do tipo Xu (deficiência). Este fato é um exemplo da transmutação entre Yin e Yang (Fig. 4).
APLICAÇÃO DA TEORIA YIN/YANG NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 
Explicação da composição do corpo
O corpo humano constitui um todo, integral, formado, energicamente de duas partes opostas, o Yin e o Yang. Assim, o exterior é Yang e o interior é Yin, o dorso é Yang e o abdome é Yin, a parte superior é Yang e a parte inferior é Yin, os cinco Órgãos (Coração, Fígado, Baço/Pâncreas, Pulmão e Rins) são Yin e as seis Vísceras (Vesícula Biliar, Estômago, Intestino Grosso, Intestino Delgado, Bexiga e Triplo Aquecedor) são Yang e, cada órgão pode se dividir em Yin e Yang, assim, tem-se o Yin do Coração e Yang do Coração Yin dos Rins e Yang dos Rins. Assim, dentro do Yin estão Yang e dentro do Yang está o Yin e dentro do Yin e Yang, estão também Yang e Yin.
Explicação das funções fisiológicas do corpo
Na fisiologia do corpo humano, entre as funções (Yang) e as substâncias (Yin) existem uma interdependência de uma sobre a outra. Nas funções fisiológicas em que se tem a substância como base, sem a essência Yin não se produz à energia, assim como as substâncias nutritivas (essência Yin) produzem-se na dependência das atividades fisiológicas (Yang). Ambas as partes interdependem uma da outra, a Energia e a Matéria para manterem-se em equilíbrio relativo, de modo a assegurar a atividade fisiológica do corpo.
Explicação das mudanças patológicas
As duas partes Yin e Yang do corpo de­vem estar em um equilíbrio relativo para que se mantenham normais as atividades fisiológicas. Assim, se o equilíbrio relativo é destruído por causa de certos fatores de adoecimento, pode acontecer a predominância ou a eficiência de uma das duas partes, alterando, como conseqüência o estado fisiológico que se transforma em pro­cesso patológico. A desarmonia entre o Yin e o Yang pode ser por excesso de Yin/Yang ou por excesso de Yin e, também pode ocorrer por deficiência de Yang ou por deficiência de Yin, A manifestação destes estados são: por deficiência de Yin apresenta-se o Calor interno, por deficiência de Yang apresenta-se o Frio exterior, por excesso de Yang, manifesta-se o Calor externo e por excesso de Yin apresenta-se o Frio interno.
Servir de base para o diagnóstico
Como a causa fundamental do desenvolvimento da enfermidade reside na desarmonia entre Yin e Yang, por isso, todos os tipos de doenças, por mais complicadas que sejam as manifestações clínicas, podem ser analisadas e sintetizadas pelas características de Yin e Yang.
Todas as síndromes podem ser classificadas em duas categorias: síndromes Yin e síndromes Yang. Na prática clínica, usa-se mais a diferenciação segundo “os oito princípios” tendo o Yin e o Yang como base, onde opôem-se os conceitos de exterior-interior, Frio-Calor deficiência-excesso.
Todas as síndromes externas, de Calor e do tipo excesso pertencem a categoria Yang, enquanto todas as síndromes internas, de Frio e do tipo deficiência, situam-se dentro da categoria Yin.
Assim, na inspeção, se observar uma cor clara e fresca, indica Yang, se for uma cor opaca, é Yin; na audição, se a voz for alta e forte, indica Yang e se a voz for baixa e respiração fraca, indicam Yin; no exame do pulso, se é superficial, forte, escorregadio, acelerado, tem a característica Yang e se o pulso é profundo, filiforme, vacilante, fraco e lento, tem a característica Yin.
Para determinar os princípios do tratamento
O desequilíbrio entre Yin e Yang constitui a causa fundamental do desenvolvimen­to de uma enfermidade, os princípios básicos do tratamento também devem ser regulados conforme a predominância ou a deficiência de Yin ou de Yang, com a finalidade de recuperar equilíbrio relativo perdido. Assim para tratar a predominância do Calor Yang, aplica-se os medicamentos de natureza fria e para o caso de predominância do Frio Yin, usam-se os de natureza quente.
No caso de excesso de Yin devido à deficiência de Yang que não controla o Yin, deve-se fortalecer o Yang para diminuir o Yin. No caso da hiperatividade de Yang devido à deficiência de Yin que não acalma o Yang, deve-se nutrir Yin para que este iniba o Yang. Este é o principio de “uma enfermidade Yang trata-se com Yin e uma enfermidade Yin trata-se com Yang”. Em suma, o principio de normalizar o desequilíbrio entre Yin e Yang tem o significado de sedar o excesso e de tonificar a deficiência com a finalidade de mudar o anormal e recuperar o estado de equilíbrio Yang e Yin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *